sábado, 26 de fevereiro de 2011

Literatura: A arte literária


1.    Quando textos dialogam, apresentando pontos de contato, ocorre o que chamamos intertextualidade, que pode se dar entre dois textos verbais ou entre dois texto não-verbais ou, ainda, entre um texto verbal e outro não-verbal.
a.    Observe atentamente as duas pinturas, seus títulos e datas, e responda: como se dá a intertextualidade entre elas?
b.   Como se dá a intertextualidade entre as telas e o poema?
2.   Em relação às telas:
a.    Qual a provável atividade da negra retratada por Tarsila do Amaral?
b.   Como poderíamos interpretar as pernas cruzadas da negra?
c.    A Negra é considerada a primeira pintura efetivamente moderna realizada por um artista brasileiro. Foi esboçada e pintada em 1923, quando Tarsila do Amaral estudava pintura em Paris. No entanto, é uma tela tipicamente tropical. Que elemento da tela reforça essa ideia?
3.   Considerando que turina é denominação da fêmea de uma espécie de gado bovino leiteiro, que ioiô era o tratamento que os escravos davam ao senhor branco e que mucama designava a escrava jovem, ama-de-leite, que denúncia faz o poema do alagoano Jorge de Lima?
4.   Considerando que o texto literário é fruto de uma especial seleção e arrumação das palavras, releia os dois últimos versos e:
a.    Reescreva-os, colocando os termos na ordem direta;
b.   Comente o efeito obtido pelo poeta com a ordem escolhida por ele.


http://www.4shared.com/file/GyiminFk/A_arte_literrio_Pai_Joo_-_Jorg.html

3 comentários: