sábado, 26 de fevereiro de 2011

Redação: Coesão e Coerência textuais

Sean Penn salva melodrama
“UMA LIÇÃO DE AMOR, Jessie Nelson. Bons atores são capazes de melhorar filmes medianos com atuações maiúsculas. É o caso de Sean Penn nesse drama familiar-judiciário. Ele está ótimo como um deficiente mental, fanático pelos Beatles, que luta pela guarda de sua filha de 7 anos. Embora pareça uma daquelas "atuações shows", na qual o exibicionismo da composição ofusca a construção do personagem, Penn desaparece parece por trás de sua interpretação. Cria um tipo com verdade própria, sem expor os macetes do processo criativo. Seu minucioso trabalho com o corpo e a voz alavanca um filme que, sem ele, ficaria reduzido a um melodrama feito para arrancar lágrimas. De fato, é isso. Mas a força do ator garante dignidade às manipulações emocionais da história. É difícil não se render a cenas nas quais seu personagem desafia as próprias limitações em nome do amor pela filha. Penn capricha tanto que faz a colega Michelle Pfeiffer, no papel de sua advogada, parecer uma novata perdida em cena. Seu rendimento foi indicado ao Oscar. Ele disse que vai dar cano na festa. Também furou quando concorria por Os Últimos Passos de um Homem e Poucas e Boas. Acha a cerimônia constrangedora.”
Revista Época, n. 200, 18 de Marc. 2002, p. 104.

1.    Qual é o tema central do artigo? De que maneira é desenvolvido?
2.   Considerando que um texto, como um todo, deve manter uma ligação lógica de significados, sem contradições, e que essa relação harmônica se dá, também, entre o texto e seu título, explique se o título do artigo mantém uma relação lógica com o seu conteúdo.
3.   Explique qual é a função do uso recorrente do pronome pessoal ele e dos pronomes possessivos seu e sua ao longo do texto.
4.   Releia o texto e identifique a que fazem referencia os pronomes em destaque.
“... que luta pela guarda da filha de 7 anos.”
“De fato, é isso.”
5.   Observe os trechos abaixo e explique que tipo de relação as conjunções destacadas estabelecem entre as orações. “Embora pareça uma daquelas ‘atuações shows’, na qual o exibicionismo da composição ofusca a construção do personagem, Penn desaparece por trás de sua interpretação.” “De fato, é isso. Mas a força do ator garante dignidade às manipulações emocionais da história.”

Produção textual
         Proposta 1:
Reescreva o artigo de abertura, modificando-o para ter uma ligação coerente com o título:
                 “Sean Penn estraga bom drama”
Lembre-se: a coerência do texto é dissertativa. Preste atenção no uso de conectivos para estabelecer as relações de sentido.

2 comentários: