quarta-feira, 10 de julho de 2013

ESCOLA ESTADUAL ALBERTO TORRES Língua portuguesa – Prof. Max Jefferson


1.       O texto que você vai ler é o fragmento de uma reportagem que informa ao leitor hábitos de baleias e golfinhos.

BALEIA E GOLFINHO FICAM LIGADOS QUANDO DORMEM
Como golfinhos e baleias dormem se têm de subir para respirar na superfície?

Eles só dormem na superfície da água. Há mais de uma teoria para explicar o sono desses bichos. “A mais aceita delas diz que eles não dormem por muito tempo, mas fazem vários pequenos cochilos, principalmente durante a noite”, conta [...] Eduardo Secchi, da Fundação Universidade do Rio Grande do Sul. Se dormirem no ponto, os inimigos aproveitam a distração para atacar.
Mas as baleias não ficam totalmente paradas na superfície. Elas fazem pequenos movimentos para se estabilizar. Isso fortalece outra teoria. Alguns pesquisadores acreditam que os dois hemisférios do cérebro das baleias e golfinhos funcionam independentemente: enquanto um trabalha, o outro descansa. Assim, esses animais nunca estariam totalmente adormecidos.
Revista Superinteressante. São Paulo: Abril de 1997.
a.       Releia o título da reportagem. Na sua opinião, ele determina com clareza o assunto que será tratado na reportagem?
b.      Abaixo do título aparece um frase, chamada de “olho” da reportagem. Para que serve essa frase?

2.       Considerando que o texto foi publicado em uma revista e tem como objetivo informar ao leitor como golfinhos e baleiam dormem, responda:
a.       Que substantivos próprios são empregados no texto? A que(m) eles se referem?
b.      Levando em conta o tipo de texto e as informações nele contidas, por que essas referências são importantes para o leitor?

3.       Observe os verbos destacados no texto.
a.       Identifique o sujeito correspondente a cada um dos verbos e escreva-os, classificando-os.
b.      A que classe gramatical pertence o núcleo de cada sujeito do item anterior? Determine a classificação dessas palavras.

4.       Do primeiro parágrafo foram retirados os substantivos: SONO, COCHILOS, DISTRAÇÃO.
a.       Esses substantivos podem ser classificados como concretos ou abstratos?
b.      O que é preciso observar a respeito dessas palavras para fazer essa classificação?

5.       Escreva um substantivo derivado dos substantivos abaixo.
BICHO:                                                                INIMIGOS:
Agora, responda. Como se chamam os substantivos dos quais eles se originam?

6.       Como o substantivo BICHO, também formamos BICHO-CARPINTEIRO, BICHO-DA-SEDA, BICHO-DE-PÉ, BICHO-PAPÃO.
a.       Qual dessas palavras você não conhece? Procure no dicionário o significado da(s) palavra(s) que você não sabe o que é e escreva-o.
b.      Após saber o que significam responda: essas palavras pertencem à classe dos substantivos? Por quê?
c.       Como podem ser classificados?

7.       Agora, escreva:
O NOME DA SUA ESCOLA:
O NOME DA SUA CIDADE:
O NOME DO SEU PROFESSOR:

a.       Como são classificados os substantivos que dão nome a esses seres e como podem ser identificados na linguagem escrita?
b.      E na linguagem oral, como podemos reconhecer um substantivo próprio?


Um comentário: