quarta-feira, 31 de julho de 2013

1º Ano "C" [Alberto Torres] - Material de Aula [Copiar no Caderno]

Denotação e Conotação na Linguagem Literária

Uma mesma palavra, mergulho, pode ter vários significados, conforme o contexto em se encontre.

Curso de mergulho
DENOTAÇÃO
Temos denotação quando a palavra é empregada no seu sentido real, comum, literal. É usada na linguagem científica, informativa, sem preocupação literária.

Mergulho na História
CONOTAÇÃO
Temos conotação quando a palavra assume um sentido fora do costumeiro, um sentido figurado, poético. A conotação é muito usada na linguagem literária.

EXERCÍCIO

1. Diga em que sentido foram empregadas as palavras assinaladas (denotativo ou conotativo).
a. A margem esquerda do rio era coberta por densa floresta.
b. Vivia à margem da sociedade, fugindo de todos.
c. Após anos de luta e sacrifícios, agora era tempo de colher os frutos.
d. Os frutos maduraram, podemos colhê-los.

2. Dê sinônimos das palavras em destaque, que foram empregadas em sentido figurado.
a. Nem tudo na vida são flores; há também espinhos.
b. Alguns são dregraus para outros subirem na vida.

3. As palavras destacadas nas frases a seguir têm sentido denotativo. Invente uma frase com as mesmas palavras, mas em sentido conotativo (figurado).

Exemplo:
- Construímos um muro de PEDRA.
- Ele tinha um coração de PEDRA, não perdoava ninguém.

a. O abacaxi é uma fruta tropical.
b. Você já experimentou a doçura deste mel?


FIGURAS DE LINGUAGEM

As figuras de linguagem (ou figuras de estilo) são recursos usados na fala e na escrita, para dar à comunicação, força, colorido, ênfase, beleza. Esses recursos de linguagem podem ser classificados em três grupos:

- recursos lexicais;
- recursos prosódicos;
- recursos semântico-pragmáticos.

RECURSOS LEXICAIS

COMPARAÇÃO
"O chocolate foi-se transformando numa massa viscosa e marga. Engoliu-o com esforço, como se fosse uma bola de papel."

Na comparação há sempre dois seres, objetos ou ideias expressos, ligados por uma palavra comparativa (como, tal, qual etc.) que estabelece uma relação de semelhança entre os dois termos comparados.

O chocolate era difícil de engolir COMO  uma bola de papel (é difícil de engolir).


METÁFORA
"O Rio é um feriado. São Paulo é uma segunda-feira."

Feriado é um dia alegre e descontraído.
O Rio é uma cidade alegre e descontraída.
A alegria e a descontração são os elementos comuns entre Rio e feriado.

Segunda-feira é um dia sério e tenso.
São Paulo é uma cidade séria e tensa.
A seriedade e a tensão são os elementos comuns entre São Paulo e segunda-feira.

Temos no exemplo duas metáforas, pois na metáfora existe sempre uma comparação implícita (mental) ou um elemento comuns entre os dois termos comparados.

Comparação: O Rio é como um feriado. São Paulo é como uma segunda-feira.
Metáfora: "O Rio é um feriado. São Paulo é uma segunda-feira."


EXERCÍCIO

- Descubra o elemento comum e faça comparações e metáforas.

a. Esta laranja é azeda. O limão é azedo.
b. Esta fruta é doce. O mel é doce.
c. Aquele juiz é frio. O gelo é frio.
d. Meu amigo é forte. O leão é forte.
e. Sugismundo é sujo. O porco é sujo.
f. A estrada está lisa. O sabão é liso.


METONÍMIA
É o emprego de uma palavra por outra, baseando-se numa relação constante entre as duas.

Há metonímia quando se emprega:

a) A marca pelo produto:
Tomamos uma Brahma.
(Brahma = cerveja)


b) O autor pela obra:
"Passa o dia inteiro dentro do hotel lendo Agatha Christie".
(Agatha Christie = livros de Agatha Christie)


c) O lugar pelos habitantes:
O Brasil exporta café.
(Brasil = brasileiros)


d) O lugar pelo produto:
Trouxe de lembrança um panamá.
(panamá = chapéu)


e) A parte pelo todo:
O fazendeiro tinha duzentas cabeças de gado.
(cabeças = gado)


f) O continente pelo conteúdo:
Bebeu um copo de leite.
(copo = leite contido no copo)


g) O abstrato pelo concreto:
A velhice é prudente.
(velhice = velhos)


h) O  instrumento pela profissão:
Não quis ser professor, preferiu o bisturi.
(bisturi = médico)


EXERCÍCIO

- Que tipo de metonímia há nas frases abaixo?

a. A França produz muito vinho.
b. Shakespeare foi traduzido para o português.
c. Na Bahia, provei um prato gostoso.
d. O rei perdeu o trono (= o poder)



CATACRESE

Temos catacrese quando dizemos, por exemplo:
Embarquei no trem hoje cedo.

OBSERVAÇÃO:
Em sentido próprio, quem embarca deveria embarcar num barco e não num trem; e, para quem entra num avião ou num trem para viajar, qual é o termo? Não existe um próprio; temos, então, de lançar mão de um termo impróprio: embarquei num trem.

Catacrese, portanto, é o emprego impróprio de um termo, por não existir termo adequado para designar certas ações, coisas ou qualidades.


EXERCÍCIO

- Assinale com um traço as palavras que indicam catacrese e com dois as palavras que foram empregadas em sentido próprio.

a. A gaivota retesou as asas.
b. Quebraram-se as asas da xícara.
c. Abria a boca de sono.
d. A boca do forno está fechada.
e. Apoiava o braço na cadeira.
f. Quebrou-se a perna do sofá.
g. Um fio de luz entrava pela janela.
h. Pescava com fio de náilon.
i. Enferrujou-se a engrenagem da máquina.
j. Fazemos parte da engrenagem social.
l. Dê-me uma folha de papel.
m. O coelho come folhas.
n. As asas da xícara estão quebradas.
o. O passarinho bateu asas e voou.

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