segunda-feira, 15 de julho de 2013
sábado, 13 de julho de 2013
Concurso de Redação do Senado Federal
ATENÇÃO:
Estamos selecionando alunos com aptidão para a escrita, a fim de
participarem do Concurso de Redação do Senado Federal, com o seguinte tema:
“Buscar voz para ter vez: cidadania, democracia e participação”. Quem se
interessar, entrar em contato, pois iremos orientar, avaliar e selecionar os
melhores textos para a participação no concurso.
Prof. Max Jefferson
Língua Portuguesa – Alberto Torres
quinta-feira, 11 de julho de 2013
Trabalho: Figuras de Linguagem – 1º Ano [Alberto Torres]
1.
Nos textos
a seguir, há casos de metáfora, metonímia e catacrese. Identifique-os.
a.
“E os suspiros que dou são violinos alheios...”
(Mário de Andrade)
b.
Ih... O alfinete está sem cabeça.
c.
Todo brasileiro tem direito a um teto digno.
d.
“Meu coração é um almirante louco que abandonou
a profissão do mar...” (Fernando Pessoa)
e.
A receita diz para colocar três dentes de alho e
uma cabeça de cebola.
f.
Amanhã o Osório vai pedir a mão de minha filha
em casamento.
2.
Identifique
a figura que está presente em cada texto: hipérbole, eufemismo, ironia ou
perífrase.
a.
“Heresia... Atos contra a moralidade... Talvez
essas palavras tenham outra significação para os senhores. Pelo que eu entendo
que querem dizer, não posso, de modo algum, aceitar a acusação.” (Dias Gomes)
b.
“Última flor do lácio, inculta e bela...” (Olavo
Bilac)
c.
“Auriverde pendão da minha terra natal...”
(Fagundes Varela)
d.
“Tenho sonhado mais que o que Napoleão fez.
Tenho apertado ao peito hipotético mais humanidades do que Cristo.” (Fernando
Pessoa)
e.
– Você me ama?
– Eu? Tenho-lhe grande estima.
f.
“Nada me prende a nada
Quero cinquenta coisas ao mesmo tempo.” (Fernando
Pessoa)
g.
Você é bem atrevido, não é, queridinho?
3.
Identifique
a figura presente em cada texto: paradoxo, antítese, gradação ou prosopopeia.
a.
“Pagamos o débito do passado endividando o
futuro.” (Carlos Drummond de Andrade)
b.
“Até o que é belo me pesa nos ombros,
até a poesia acima do mundo,
acima do tempo, acima da vida,
me esmaga na terra, me prende nas coisas.” (Jorge de
Lima)
c.
“As árvores estavam carregadas, o mundo era tão rico
que apodrecia.” (Clarice Lispector)
d.
“Só quem puder obter a estupidez
Ou a loucura pode ser feliz.” (Fernando Pessoa)
e.
“Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.” (Cecília Meireles)
f.
“Que anjo ou que pássaro
Roubou tua cor
Que ventos passaram
Sobre o teu pudor? (Vinícius de Moraes)
4.
(Fuvest-SP)
Considere este trecho de um diálogo entre pai e filho (do romance “Lavoura arcaica”, de Raduan Nassar):
“ – Quero te entender, meu filho, mas já não
entendo nada.
– Misturo
coisas quando falo, não desconheço, são as palavras que me empurram, mas estou
lúcido, pai, sei onde me contradigo, piso quem sabe em falso, pode até parecer
que exorbito, e se há farelo nisso tudo, posso assegurar, pai, que tem muito grão
inteiro. Mesmo confundindo, nunca me perco, distingo para o meu uso os fios do
que estou dizendo.”
No
trecho, ao qualificar o seu próprio discurso, o filho se vale tanto de
linguagem denotativa quanto de linguagem conotativa.
a.
A frase “estou
lúcido, pai, sei onde me contradigo” é um exemplo de linguagem de sentido
denotativo ou conotativo? Justifique sua resposta.
b.
Traduza em linguagem de sentido denotativo o que
está dito de forma figurada na frase: “se
há farelo nisso tudo, posso assegurar, pai, que tem muito grão inteiro”.
quarta-feira, 10 de julho de 2013
ESCOLA ESTADUAL ALBERTO TORRES Língua portuguesa – Prof. Max Jefferson
1.
O
texto que você vai ler é o fragmento de uma reportagem que informa ao leitor
hábitos de baleias e golfinhos.
BALEIA E GOLFINHO FICAM LIGADOS QUANDO
DORMEM
Como golfinhos e baleias dormem se
têm de subir para respirar na superfície?
Eles só
dormem na superfície da água. Há mais de uma teoria para explicar o sono desses
bichos. “A mais aceita delas diz que eles não dormem por muito tempo, mas fazem
vários pequenos cochilos, principalmente durante a noite”, conta [...]
Eduardo Secchi, da Fundação Universidade do Rio Grande do Sul. Se dormirem no
ponto, os inimigos aproveitam a distração para atacar.
Mas as
baleias não ficam totalmente paradas na superfície. Elas fazem pequenos
movimentos para se estabilizar. Isso fortalece outra teoria. Alguns
pesquisadores acreditam que os dois hemisférios do cérebro das baleias e
golfinhos funcionam independentemente: enquanto um trabalha, o outro descansa.
Assim, esses animais nunca estariam totalmente adormecidos.
Revista Superinteressante. São Paulo:
Abril de 1997.
a. Releia
o título da reportagem. Na sua opinião, ele determina com clareza o assunto que
será tratado na reportagem?
b. Abaixo
do título aparece um frase, chamada de “olho” da reportagem. Para que serve
essa frase?
2.
Considerando
que o texto foi publicado em uma revista e tem como objetivo informar ao leitor
como golfinhos e baleiam dormem, responda:
a. Que
substantivos próprios são empregados no texto? A que(m) eles se referem?
b. Levando
em conta o tipo de texto e as informações nele contidas, por que essas
referências são importantes para o leitor?
3.
Observe
os verbos destacados no texto.
a. Identifique
o sujeito correspondente a cada um dos verbos e escreva-os, classificando-os.
b. A
que classe gramatical pertence o núcleo de cada sujeito do item anterior?
Determine a classificação dessas palavras.
4.
Do
primeiro parágrafo foram retirados os substantivos: SONO, COCHILOS, DISTRAÇÃO.
a. Esses
substantivos podem ser classificados como concretos ou abstratos?
b. O
que é preciso observar a respeito dessas palavras para fazer essa
classificação?
5.
Escreva
um substantivo derivado dos substantivos abaixo.
BICHO: INIMIGOS:
Agora,
responda. Como se chamam os substantivos dos quais eles se originam?
6.
Como
o substantivo BICHO, também formamos BICHO-CARPINTEIRO, BICHO-DA-SEDA,
BICHO-DE-PÉ, BICHO-PAPÃO.
a. Qual
dessas palavras você não conhece? Procure no dicionário o significado da(s)
palavra(s) que você não sabe o que é e escreva-o.
b. Após
saber o que significam responda: essas palavras pertencem à classe dos
substantivos? Por quê?
c. Como
podem ser classificados?
7.
Agora,
escreva:
O NOME DA
SUA ESCOLA:
O NOME DA
SUA CIDADE:
O NOME DO
SEU PROFESSOR:
a. Como
são classificados os substantivos que dão nome a esses seres e como podem ser identificados
na linguagem escrita?
b. E
na linguagem oral, como podemos reconhecer um substantivo próprio?
segunda-feira, 6 de maio de 2013
AVISO
Aos alunos do Alberto Torres - Vespertino
Alguns alunos ainda não entregaram todos os trabalhos; assim, ainda não podem se considerar de férias, pois ainda não fechei as notas. Corram, pois podem ficar reprovados se o prazo terminar.
Max Jefferson
Professor
Alguns alunos ainda não entregaram todos os trabalhos; assim, ainda não podem se considerar de férias, pois ainda não fechei as notas. Corram, pois podem ficar reprovados se o prazo terminar.
Max Jefferson
Professor
terça-feira, 30 de abril de 2013
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