sábado, 13 de julho de 2013

Concurso de Redação do Senado Federal

ATENÇÃO:
Estamos selecionando alunos com aptidão para a escrita, a fim de participarem do Concurso de Redação do Senado Federal, com o seguinte tema: “Buscar voz para ter vez: cidadania, democracia e participação”. Quem se interessar, entrar em contato, pois iremos orientar, avaliar e selecionar os melhores textos para a participação no concurso.
Prof. Max Jefferson

Língua Portuguesa – Alberto Torres 

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Trabalho: Figuras de Linguagem – 1º Ano [Alberto Torres]

1.       Nos textos a seguir, há casos de metáfora, metonímia e catacrese. Identifique-os.
a.       “E os suspiros que dou são violinos alheios...” (Mário de Andrade)
b.      Ih... O alfinete está sem cabeça.
c.       Todo brasileiro tem direito a um teto digno.
d.      “Meu coração é um almirante louco que abandonou a profissão do mar...” (Fernando Pessoa)
e.      A receita diz para colocar três dentes de alho e uma cabeça de cebola.
f.        Amanhã o Osório vai pedir a mão de minha filha em casamento.

2.       Identifique a figura que está presente em cada texto: hipérbole, eufemismo, ironia ou perífrase.
a.       “Heresia... Atos contra a moralidade... Talvez essas palavras tenham outra significação para os senhores. Pelo que eu entendo que querem dizer, não posso, de modo algum, aceitar a acusação.” (Dias Gomes)
b.      “Última flor do lácio, inculta e bela...” (Olavo Bilac)
c.       “Auriverde pendão da minha terra natal...” (Fagundes Varela)
d.      “Tenho sonhado mais que o que Napoleão fez. Tenho apertado ao peito hipotético mais humanidades do que Cristo.” (Fernando Pessoa)
e.      – Você me ama?
– Eu? Tenho-lhe grande estima.
f.        “Nada me prende a nada
Quero cinquenta coisas ao mesmo tempo.” (Fernando Pessoa)
g.       Você é bem atrevido, não é, queridinho?

3.       Identifique a figura presente em cada texto: paradoxo, antítese, gradação ou prosopopeia.
a.       “Pagamos o débito do passado endividando o futuro.” (Carlos Drummond de Andrade)
b.      “Até o que é belo me pesa nos ombros,
até a poesia acima do mundo,
acima do tempo, acima da vida,
me esmaga na terra, me prende nas coisas.” (Jorge de Lima)
c.       “As árvores estavam carregadas, o mundo era tão rico que apodrecia.” (Clarice Lispector)
d.      “Só quem puder obter a estupidez
Ou a loucura pode ser feliz.” (Fernando Pessoa)
e.      “Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.” (Cecília Meireles)
f.        “Que anjo ou que pássaro
Roubou tua cor
Que ventos passaram
Sobre o teu pudor? (Vinícius de Moraes)

4.       (Fuvest-SP) Considere este trecho de um diálogo entre pai e filho (do romance “Lavoura arcaica”, de Raduan Nassar):
“ – Quero te entender, meu filho, mas já não entendo nada.
 – Misturo coisas quando falo, não desconheço, são as palavras que me empurram, mas estou lúcido, pai, sei onde me contradigo, piso quem sabe em falso, pode até parecer que exorbito, e se há farelo nisso tudo, posso assegurar, pai, que tem muito grão inteiro. Mesmo confundindo, nunca me perco, distingo para o meu uso os fios do que estou dizendo.”

No trecho, ao qualificar o seu próprio discurso, o filho se vale tanto de linguagem denotativa quanto de linguagem conotativa.
a.       A frase “estou lúcido, pai, sei onde me contradigo” é um exemplo de linguagem de sentido denotativo ou conotativo? Justifique sua resposta.

b.      Traduza em linguagem de sentido denotativo o que está dito de forma figurada na frase: “se há farelo nisso tudo, posso assegurar, pai, que tem muito grão inteiro”.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

ESCOLA ESTADUAL ALBERTO TORRES Língua portuguesa – Prof. Max Jefferson


1.       O texto que você vai ler é o fragmento de uma reportagem que informa ao leitor hábitos de baleias e golfinhos.

BALEIA E GOLFINHO FICAM LIGADOS QUANDO DORMEM
Como golfinhos e baleias dormem se têm de subir para respirar na superfície?

Eles só dormem na superfície da água. Há mais de uma teoria para explicar o sono desses bichos. “A mais aceita delas diz que eles não dormem por muito tempo, mas fazem vários pequenos cochilos, principalmente durante a noite”, conta [...] Eduardo Secchi, da Fundação Universidade do Rio Grande do Sul. Se dormirem no ponto, os inimigos aproveitam a distração para atacar.
Mas as baleias não ficam totalmente paradas na superfície. Elas fazem pequenos movimentos para se estabilizar. Isso fortalece outra teoria. Alguns pesquisadores acreditam que os dois hemisférios do cérebro das baleias e golfinhos funcionam independentemente: enquanto um trabalha, o outro descansa. Assim, esses animais nunca estariam totalmente adormecidos.
Revista Superinteressante. São Paulo: Abril de 1997.
a.       Releia o título da reportagem. Na sua opinião, ele determina com clareza o assunto que será tratado na reportagem?
b.      Abaixo do título aparece um frase, chamada de “olho” da reportagem. Para que serve essa frase?

2.       Considerando que o texto foi publicado em uma revista e tem como objetivo informar ao leitor como golfinhos e baleiam dormem, responda:
a.       Que substantivos próprios são empregados no texto? A que(m) eles se referem?
b.      Levando em conta o tipo de texto e as informações nele contidas, por que essas referências são importantes para o leitor?

3.       Observe os verbos destacados no texto.
a.       Identifique o sujeito correspondente a cada um dos verbos e escreva-os, classificando-os.
b.      A que classe gramatical pertence o núcleo de cada sujeito do item anterior? Determine a classificação dessas palavras.

4.       Do primeiro parágrafo foram retirados os substantivos: SONO, COCHILOS, DISTRAÇÃO.
a.       Esses substantivos podem ser classificados como concretos ou abstratos?
b.      O que é preciso observar a respeito dessas palavras para fazer essa classificação?

5.       Escreva um substantivo derivado dos substantivos abaixo.
BICHO:                                                                INIMIGOS:
Agora, responda. Como se chamam os substantivos dos quais eles se originam?

6.       Como o substantivo BICHO, também formamos BICHO-CARPINTEIRO, BICHO-DA-SEDA, BICHO-DE-PÉ, BICHO-PAPÃO.
a.       Qual dessas palavras você não conhece? Procure no dicionário o significado da(s) palavra(s) que você não sabe o que é e escreva-o.
b.      Após saber o que significam responda: essas palavras pertencem à classe dos substantivos? Por quê?
c.       Como podem ser classificados?

7.       Agora, escreva:
O NOME DA SUA ESCOLA:
O NOME DA SUA CIDADE:
O NOME DO SEU PROFESSOR:

a.       Como são classificados os substantivos que dão nome a esses seres e como podem ser identificados na linguagem escrita?
b.      E na linguagem oral, como podemos reconhecer um substantivo próprio?


segunda-feira, 6 de maio de 2013

AVISO

Aos alunos do Alberto Torres - Vespertino

Alguns alunos ainda não entregaram todos os trabalhos; assim, ainda não podem se considerar de férias, pois ainda não fechei as notas. Corram, pois podem ficar reprovados se o prazo terminar. 

Max Jefferson
Professor