terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Romantismo

O Romantismo no Brasil (1836-1881)

CONTEXTO HISTÓRICO-SOCIAL
O Romantismo começa no Brasil em 1836, com a publicação de Suspiros poéticos e saudades, de Gonçalves de Magalhães. Aparece também, nessa época, a revista Niterói – Revista Brasiliense, com ideias românticas, de Gonçalves de Magalhaes, Porto Alegre e Torres Homem.
Pode-se perceber a proximidade do início do Romantismo no Brasil com a proclamação da sua independência, ocorrida em 1822. Nesse momento de afirmação da nacionalidade, o movimento romântico brasileiro expressou os propósitos de valorizar o passado histórico do país.
O Romantismo no Brasil estendeu-se até 1881, quando surge O Mulato, de Aluísio Azevedo, assinalando o predomínio das ideias realistas e naturalistas. Durante todo esse período, conflitos e tensões caracterizaram a situação política do país. São conhecidas as crises relacionadas com a Abdicação de D. Pedro I e as Regências, a Sabinada (1837-1838), a Balaiada (1838-1841), a Revolução Farroupilha (1835-1845), a Revolução Praieira, em Pernambuco (1848), a Guerra do Paraguai (1865-1870), etc.

AS TENDÊNCIAS DO ROMANTISMO NO BRASIL
§  O indianismo e o nacionalismo: valorização do índio, de nossa flora e fauna.
§  O regionalismo (ou sertanismo), que aborda o nosso homem do interior, caracterizando a região em que ele vive, com seu folclore, seus costumes.
§  O chamado mal do século, ou byronismo, marcado pela melancolia, tristeza, sentimento de morte, pessimismo, cansaço da vida.
§  A realidade política e social (o abolicionismo, as lutas humanitárias, sentimentos liberais, o poder agrário, a corrupção).
§  Os problemas urbanos, surgidos com o relacionamento indústria-operário.

ROMANTISMO NA POESIA
Três gerações de poetas sucederam-se ao longo do Romantismo no Brasil.
1ª geração – Obras de temática religiosa e mística.
§  Gonçalves de Magalhaes
§  Gonçalves Dias

2ª geração (ultrarromântica) – Obras que revelam acentuado individualismo e subjetivismo. É a poesia da dúvida, da desilusão, do negativismo diante da vida. (Mal do século).
§  Álvares de Azevedo
§  Casimiro de Abreu
§  Junqueira Freire
§  Fagundes Varela

3ª geração (condoreira) – A poesia condoreira buscava palavras de sentido vasto e elevado, de imensidão e infinito. Temas de natureza social, como o abolicionismo, inspiraram seus autores, com destaque para Castro Alves.

FICÇÃO
A prosa romântica foi constituída principalmente pelo romance.
a.       Romance indianista – sobressaindo a obra de José de Alencar.
b.       Romance urbano – ambientado na Corte do Rio de Janeiro, constitui um registro moral e dos costumes da sociedade burguesa do Segundo Império.
§  José de Alencar
§  Joaquim Manoel de Macedo
§  Manuel Antônio de almeida
c.       Romance regionalista – Retrata os costumes, as crenças, a linguagem e a geografia das diversas regiões do país.
§  José de Alencar
§  Bernardo Guimarães
§  Franklin Távora
§  Visconde de Taunay
d.       Romance histórico – Bandeirantes e aventureiros se destacam na reconstituição imaginosa de nosso passado histórico, como faz José de Alencar.

TEATRO
Tragédias, dramas e comédias de costumes integram a produção teatral do período romântico, representada por:
§  Martins Pena
§  José de Alencar
§  Gonçalves Dias
§  Gonçalves de Magalhães

GONÇALVES DE MAGALHÃES
Domingos José Gonçalves de Magalhães nasceu no Rio de Janeiro, em 1811, e faleceu em Roma, em 1882. Sua obra tem mais valor histórico que literário.

QUESTIONÁRIO
1.       Quem iniciou o Romantismo no Brasil?
2.       Que obra é considerada marco inicial do Romantismo no Brasil?
3.       Quando começa e termina o Romantismo no Brasil?
4.       Qual é a escola literária que precedeu o Romantismo? Qual a que o seguiu?
5.       Quais são as características do Romantismo no Brasil?
6.       Cite alguns representantes do Romantismo brasileiro na poesia.
7.       Aponte alguns na prosa.

8.       Qual é a importância de Gonçalves de Magalhães para o Romantismo no Brasil?

Nenhum comentário:

Postar um comentário