quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Trovadorismo


CONTEXTO HISTÓRICO-SOCIAL
As origens da literatura portuguesa remonta ao século XII, quando Portugal se constitui como um país independente. Nessa época, com a unificação da linguagem de Portugal e Galiza, passou-se a utilizar a língua galego-portuguesa.
Dois traços marcantes devem ser lembrados para uma visão da sociedade da época: o teocentrismo, no plano religioso, e o feudalismo, no plano político-econômico.
Com o teocentrismo, isto é, a centralização da vida humana em Deus, expressava-se a intensa religiosidade, que acompanhou toda a luta dos portugueses empenhados na expulsão dos mouros da Península Ibérica.
Com o feudalismo, os nobres que possuíssem feudos exerciam os poderes do governador por meio de um sistema de vassalagem. Os vassalos obedeciam ao senhor e o serviam pela proteção e ajuda econômica que dele recebiam. Esse sistema de vassalagem refletiu-se na poesia trovadoresca, principalmente nas cantigas de amor.
É uma cantiga de amor o primeiro documento literário português, datado de 1189 (ou 1198). Trata-se da Cantiga da Ribeirinha (ou “da Guarvaia”), do poeta Paio Soares de Taveirós, dedicada a D. Maria Paes Ribeiro, a Ribeirinha.
Os poetas dessa época eram chamados de trovadores. A palavra trovador vem do francês trouver, que significa “achar”, “encontrar”.
As poesias trovadorescas estão reunidas em cancioneiros.
Os principais trovadores foram: João Soares de Paiva, Paio Soares de Taveirós, o rei D. Dinis, João de Guilhade, Afonso Sanches, João Zorro, Aires Nunes, Nuno Fernandes Torneol.
O mais famoso deles foi D. Dinis, o Rei Trovador.

TIPOS DE CANTIGA
Havia dois tipos de cantiga:
1.       A cantiga lírico-amorosa, que se subdividia em cantiga de amor e cantiga de amigo.
2.       A cantiga satírica, que podia ser de escárnio ou de maldizer. Veja, a seguir, as principais características de cada um.

CANTIGA DE AMOR
Quem fala no poema é um homem, que se dirige a uma mulher da nobreza, geralmente casada. Esse amor se torna impraticável pela situação da mulher. O homem sofre, coloca-se numa posição de vassalo, isto é, de servo da mulher amada.

A RIBEIRINHA (CANTIGA DE GUARVAIA)
No mundo non me sei parelha,
mentre me for como me vai,
ca já moiro por vós – e ai!
mia senhor branca e vermelha,
queredes que vos retraia
quando vos eu vi en saia!
Mau dia me levantei,
que vos enton non vi fea!

E, mia senhor, dês aquel di’, ai!
me foi a mi mui mal,
e vós, filha de don Paai
Moniz, e ben vos semelha
d’haver eu por vós guarvaia,
pois eu, mia senhor, d’alfaia
nunca de vós houve nem hei
valia d’ua correa.

VOCABULÁRIO:
Parelha = igual, semelhante
Mentre = enquanto, entrementes
Ca = pois, porque
Mia senhor = minha senhora
Retraya = retrate, evoque
Que vus enton non vi fea = o autor quis dizer: “que então vos vi linda”
Semelha = parece
Guarvaya = manto escarlate próprio dos reis
Alfaya = presente, joia
Ouve = tive, recebi
Ei = tenho

CANTIGA DE AMIGO
O trovador coloca como personagem central uma mulher solteira, de classe popular. Pela boca do trovador, ela canta a ausência do amigo (amado, namorado) que está afastado a serviço do rei, em expedições ou em guerras.

“- Ai flores, ai flores do verde’ pino,
Se sabedes novas do meu amigo?
Ai, Deus, e u é?
Ai flores, ai flores do verde ramo,
Se sabedes novas do meu amado?
Ai, Deus, e u é?”

VOCABULÁRIO:
Pino = pinheiro
Sabedes = sabeis
Novas = notícias
Amigo = namorado
U é = onde está ele

CANTIGA SATÍRICA
Ora se chama cantiga de escárnio, ora de maldizer. Esse tipo de cantiga procurava satirizar (ridicularizar) pessoas e costumes da época. A poesia trovadoresca tem sua importância como documento de história de nossa língua, de costumes da época e como inspiradora do lirismo de poetas de escolas posteriores, até nossos dias.

“Conheceis uma donzela
Por quem trovei e a que um dia
Chamei Dona Berinjela?
Nunca tamanha porfia
Vi nem mais disparatada.
Agora que está casada
Chamam-lhe Dona Maria.”

VOCABULÁRIO:
Porfia = discussão

QUESTIONÁRIO
1.       Que texto é considerado o primeiro da literatura portuguesa, quem o escreveu e quando?
2.       Qual é a origem da palavra trovador?
3.       Quais são os tipos de cantigas?
4.       Leia o poema “A Ribeirinha” e responda:
a.       Quem fala no poema é o cavalheiro ou a dama?

b.      Cite dois versos em que é exaltada a amada?

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