domingo, 8 de setembro de 2013

GÊNEROS LITERÁRIOS

Gêneros são as diversas modalidades de expressão literária.
Entre os principais gêneros, temos: o lírico, o épico (ou narrativo), o dramático, etc.

1.       GÊNERO LÍRICO
O gênero é lírico quando predominam, na obra literária, os sentimentos e as emoções. No gênero lírico o escritor revela o seu mundo interior, o seu modo próprio de pensar, de sentir e de interpretar o mundo, as pessoas, as coisas. Por esse motivo, o gênero lírico é subjetivo.
O gênero lírico recebe esse nome porque os poemas eram originalmente recitados ao som de um instrumento musical chamado lira.
Leia os textos a seguir, e observe como neles predominam os sentimentos e as emoções do escritor:

TEXTO I
Já eras moça... Eu, um menino...
Como contar-te o que passei?
Seguiste alegre o teu destino...
Em pobres versos te chorei.
Teu caro nome abençoei.

Vejo-te agora. Oito anos faz,
Oito anos faz que não te via...
Quanta mudança o tempo traz
Em sua atroz monotonia!
Que é do teu riso de alegria?
[Manuel Bandeira, A cinza das horas]

TEXTO II
Tu moça; eu quase velho... Entre nós dois, que horror,
Vinte anos de distância. Entre nós dois, mais nada.
E hoje, pensando em ti, pus-me a sonhar de amor
Somente porque vi por acaso, na estrada,
Sobre um muro em ruína uma roseira em flor...
[Vicente de Carvalho, Poemas e canções]

2.       GÊNERO ÉPICO OU NARRATIVO
No gênero épico, o autor se liberta de seu eu e trata com objetividade o ser humano diante dos mais variados acontecimentos.
As obras épicas ou narrativas são chamadas epopeias, isto é, longos poemas em que um narrador conta e celebra as aventuras e feitos grandiosos de heróis auxiliados por deuses.
Entre as grandes epopeias, podemos citar: Eneida (do poeta romano Virgílio), Ilíada e Odisseia (do poeta grego Homero), a Divina Comédia (do poeta italiano Dante Alighieri) e Os Lusíadas (do poeta português Luís Vaz de Camões, que será estudado no capítulo Classicismo).
Na Divina Comédia o poeta narra sua suposta passagem pelo inferno, purgatório e paraíso. Neste último encontra Beatriz, sua amada. Com Os Lusíadas, Camões narra as grandes navegações portuguesas e suas descobertas além-mar.
A concepção moderna de epopeia inclui também os romances que tratam de temas universais, tais como: Os miseráveis, do escritor francês Victor Hugo; Guerra e paz, do russo Leon Tolstoi; A comédia humana, do francês Honoré de Balzac; O Guarani, de José de Alencar; Os sertões, de Euclides da Cunha; Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa.

3.       GÊNERO DRAMÁTICO
O gênero dramático é um gênero representativo, isto é, atores representam (encenam) um texto. Para dar vida e movimento ao texto, o gênero dramático recorre a luzes, sons, cores, cenários, vestimentas apropriadas, coreografias, etc. As representações teatrais apresentam cenas trágicas (tragédia) ou cômicas (comédia), geralmente com intenção de criticar os costumes da sociedade ou a vida política.

OBSERVAÇÃO:
Dificilmente uma obra se enquadra em apenas um gênero literário. Os romances, por exemplo, apesar de narrativos (épicos, portanto), estão cheios de lirismo.


LEIA, A SEGUIR, O INÍCIO DA PEÇA “O PAGADOR DE PROMESSAS”, DE DIAS GOMES.
PRIMEIRO ATO
Primeiro Quadro
(Olhando a igreja.) É essa. Só pode ser essa.

Rosa pára também, junto aos degraus, cansada, enfastiada e deixando já entrever uma revolta que se avoluma.

Rosa
E agora? Está fechada.

É cedo ainda. Vamos esperar que abra.

Rosa
Esperar? Aqui?

Não tem outro jeito.

Rosa
(Olha-o com raiva e vai sentar-se num dos degraus. Tira o sapato.) Estou com bolha d’água no pé que dá medo.

Eu também. (Num rito de dor, despe uma das mangas do paletó.) Acho que os meus ombros estão em carne viva.

Rosa
Bem feito. Você não quis botar almofadinhas, como eu disse.

(Convicto.) Não era direito. Quando eu fiz a promessa, não falei em almofadinhas.

Rosa
Então: se você não falou, podia ter botado; a santa não ia dizer nada.

Não era direito. Eu prometi trazer a cruz nas costas, como Jesus. E Jesus não uso almofadinhas.

Rosa
Não usou porque não deixaram.

Não, nesse negócio de milagres, é preciso ser honesto. Se a gente embrulha o santo, perde o crédito. De outra fez o santo olha, consulta lá os seus assentamentos e diz: – Ah, você é o Zé-do-Burro, aquele que já me passou a perna! E agora vem me fazer nova promessa. Pois vá fazer promessa pro diabo que o carregue, seu caloteiro duma figa! E tem mais: santo é como gringo, passou calote num, todos os outros ficam sabendo.

Rosa
Será que você ainda pretende fazer outra promessa depois desta? Já não chega?...

Sei não... a gente nunca sabe se vai precisar. Por isso, é bom ter sempre as contas em dia.

Ele sobe um ou dois degraus. Examina a fachada da igreja à procura de uma inscrição.

Rosa
Que é que você está procurando?

Qualquer coisa escrita... pra gente saber se essa é mesmo a igreja de Santa Bárbara.

O PAGADOR DE PROMESSAS
A peça apresenta Zé-do-Burro, homem simples, cheio de religiosidade misturada com superstição e ignorância, que faz a promessa de levar uma enorme cruz até a igreja de Santa Bárbara. Rosa, a esposa, o acompanha.

4.       OUTROS GÊNEROS
Há ainda outros gêneros: o satírico, que coloca em ridículo uma pessoa ou situação; o oratório (discurso, sermão), o epistolar (cartas); o didático (com intenção de ensinar); o humorístico; o jornalístico, etc.

DISCUTINDO OS GÊNEROS
1.       Que são gêneros literários?
2.       Quais são as características do gênero literário?
3.       Que temas o gênero lírico aborda com maior frequência?
4.       Qual é a origem da palavra LIRÍCO?
5.       Em que o gênero lírico difere do gênero épico?
6.       Cite algumas obras famosas (e seus respectivos autores) que pertencem ao gênero épico.
7.       Que é gênero dramático?
8.       Por que as representações teatrais assumem grande importância em nossos dias?
9.       As obras literárias se enquadram apensa dentro de um único gênero?

10.   Que é gênero satírico?

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