quarta-feira, 10 de julho de 2013

ESCOLA ESTADUAL ALBERTO TORRES Língua portuguesa – Prof. Max Jefferson


1.       O texto que você vai ler é o fragmento de uma reportagem que informa ao leitor hábitos de baleias e golfinhos.

BALEIA E GOLFINHO FICAM LIGADOS QUANDO DORMEM
Como golfinhos e baleias dormem se têm de subir para respirar na superfície?

Eles só dormem na superfície da água. Há mais de uma teoria para explicar o sono desses bichos. “A mais aceita delas diz que eles não dormem por muito tempo, mas fazem vários pequenos cochilos, principalmente durante a noite”, conta [...] Eduardo Secchi, da Fundação Universidade do Rio Grande do Sul. Se dormirem no ponto, os inimigos aproveitam a distração para atacar.
Mas as baleias não ficam totalmente paradas na superfície. Elas fazem pequenos movimentos para se estabilizar. Isso fortalece outra teoria. Alguns pesquisadores acreditam que os dois hemisférios do cérebro das baleias e golfinhos funcionam independentemente: enquanto um trabalha, o outro descansa. Assim, esses animais nunca estariam totalmente adormecidos.
Revista Superinteressante. São Paulo: Abril de 1997.
a.       Releia o título da reportagem. Na sua opinião, ele determina com clareza o assunto que será tratado na reportagem?
b.      Abaixo do título aparece um frase, chamada de “olho” da reportagem. Para que serve essa frase?

2.       Considerando que o texto foi publicado em uma revista e tem como objetivo informar ao leitor como golfinhos e baleiam dormem, responda:
a.       Que substantivos próprios são empregados no texto? A que(m) eles se referem?
b.      Levando em conta o tipo de texto e as informações nele contidas, por que essas referências são importantes para o leitor?

3.       Observe os verbos destacados no texto.
a.       Identifique o sujeito correspondente a cada um dos verbos e escreva-os, classificando-os.
b.      A que classe gramatical pertence o núcleo de cada sujeito do item anterior? Determine a classificação dessas palavras.

4.       Do primeiro parágrafo foram retirados os substantivos: SONO, COCHILOS, DISTRAÇÃO.
a.       Esses substantivos podem ser classificados como concretos ou abstratos?
b.      O que é preciso observar a respeito dessas palavras para fazer essa classificação?

5.       Escreva um substantivo derivado dos substantivos abaixo.
BICHO:                                                                INIMIGOS:
Agora, responda. Como se chamam os substantivos dos quais eles se originam?

6.       Como o substantivo BICHO, também formamos BICHO-CARPINTEIRO, BICHO-DA-SEDA, BICHO-DE-PÉ, BICHO-PAPÃO.
a.       Qual dessas palavras você não conhece? Procure no dicionário o significado da(s) palavra(s) que você não sabe o que é e escreva-o.
b.      Após saber o que significam responda: essas palavras pertencem à classe dos substantivos? Por quê?
c.       Como podem ser classificados?

7.       Agora, escreva:
O NOME DA SUA ESCOLA:
O NOME DA SUA CIDADE:
O NOME DO SEU PROFESSOR:

a.       Como são classificados os substantivos que dão nome a esses seres e como podem ser identificados na linguagem escrita?
b.      E na linguagem oral, como podemos reconhecer um substantivo próprio?


segunda-feira, 6 de maio de 2013

AVISO

Aos alunos do Alberto Torres - Vespertino

Alguns alunos ainda não entregaram todos os trabalhos; assim, ainda não podem se considerar de férias, pois ainda não fechei as notas. Corram, pois podem ficar reprovados se o prazo terminar. 

Max Jefferson
Professor

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Trabalhos [2º Semestre] - Alberto Torres


Trabalho de Português – 1º Ano [Alberto Torres]
1.         Comunicação & Funções da Linguagem
Páginas: 239 - 240

2.       Figuras de Linguagem
Páginas: 265 - 266

3.       Redação
Página: 352

Trabalho de Português – 2º Ano [Alberto Torres]
1.         Romantismo
Páginas: 80 - 81

2.       Realismo
Páginas: 116 - 117

3.       Naturalismo
Página: 135

Trabalho de Português – 3º Ano [Alberto Torres]
1.         Pré-Modernismo
Páginas: 38 - 39

2.       Modernismo em Portugal: Fernando Pessoa
Páginas: 62 - 63

3.       Modernismo no Brasil: primeira geração
Página: 94 - 95

quarta-feira, 3 de abril de 2013

A Educação Pública Estadual em Alagoas



Infelizmente, o Governo deste estado não valoriza seus professores. Muitos de meus colegas de trabalho vão se ausentando, forçadamente; afinal, quem consegue ir trabalhar, com meses sem receber. Chega um momento em que não se tem nem o dinheiro para o transporte. Mas eles – nossos administradores – não enxergam isso, e muitos podem até pensar que não queremos trabalhar. É preciso valorizar o profissional para que ele se dedique com o máximo de competência que possui. É lamentável, mas é uma realidade nítida dentro das nossas escolas públicas estaduais.