terça-feira, 12 de março de 2013
sábado, 9 de março de 2013
Atividade de Inglês - 1º Ano [Alberto Torres]
ACTIVITIES
1.
Complete com TO ou FROM:
a.
We are going _____________the park.
b.
Are you going ____________ school?
c.
I have some perfume ___________France.
d.
The cat is running ____________ the door.
e.
I am glad to hear that ___________ you.
f.
She is taking a book ____________the table.
g.
Please, go ___________ the door.
h.
Don’t go ___________ the station.
2.
Escreva no passado:
a.
They are going to the club.
b.
She is commin from the shop.
c.
He is absent from class.
d.
We are talking about Italy.
3.
Observe os modelos com as expressões
GOING TO e COMING FROM e continue:
a.
Alain/painter/Paris
Alain is a painter. He is going to
Paris.
Alain is a painter. He is coming
from Paris
b.
Joaquim/baker/ Lisbon
c.
Leila/Italian/Rome
d.
François/French/Paris.
4. Escreva em inglês:
a.
As
coisas estão muito caras.
b.
É
difícil ganhar dinheiro.
c.
É
muito fácil gastar dinheiro.
d.
Nós
devemos economizar dinheiro.
5. Siga o modelo:
a.
My cousin shows them the beaches.
b.
He sent me a letter.
c.
She gave me a present.
d.
I offered him some money.
6.
Treine seu vocabulário, resolvendo
a cruzadinha:
Atividade de Inglês - 3º Ano [Alberto Torres]
ACTIVITIES
1.
Traduza estas frases:
a.
I
saw him yesterday.
b.
I saw her last week.
c.
I gave her a book.
d.
I will go with trem.
e.
Work for us.
f.
Tell me the truth.
2.
Substitua os nomes pelos pronomes
sujeitos:
a.
Alice
lives in Salvador.
She
lives in Salvador.
b.
Robert is a tourist guide.
c.
Salvador is a beautiful city.
d.
Jane and I live in São Paulo.
e.
At noon the tourists stop for lunch.
3.
Substitua as palavras em negrito
por um pronome oblíquo:
a.
I bought this
whatch for you.
I bought it for you.
b.
I know the
lesson very well.
c.
We visited Mary
yesterday.
d.
I saw John
last week.
e.
Give the camera
to me.
f.
I like Mary
very much.
4. Use o pronome correto:
a.
Come with _____________.
( ) I ( ) me
b.
She is playing tennis with ___________.
( ) he ( ) him
c.
What can I do for ___________.
( ) her ( ) you
5. Siga o modelo:
a.
My cousin shows them the beaches.
My cousin shows the beaches
to them.
b.
He sent me a letter.
c.
She gave me a present.
d.
I offered him some money.
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013
Inglês: 1º Ano "D" - Noturno [Alberto Torres]
To save
money
Tourists
love to buy souvenirs
everywhere they go.
Things are very
expensive today.
It's very
difficult to get money but. .. it's
very easy to
spend it.
We must
save money and
buy only what is necessary.
PREPOSITIONS
To: para (indica
movimento para algum
lugar).
He is going
to the shop.
(ELe está
indo para a
loja).
From: de, desde
(indica movimento de
algum lugar para
outro e origem).
He is coming
from the shop.
Perfume from Paris.
(ELe está
vindo da loja).
(Perfume
de Paris).
Inglês: 3º Ano - Noturno [Alberto Torres]
With
friends
Yesterday
Bob took Jane to
a party. When
they
arrived at the party Bob left Jane with some friends
and went out
for a few minutes.
When he carne back he didn't see her any more.
- Where
is Jane?, he asked one of his friends.
- Let me see... 1 can't see her... Look!
She is
there. At the
comer.
- Who is dancing
with her?
- l1's
Jeff, my friend.
- Stay
here. 1 will meet them.
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013
Trabalho: 1º Ano - Alberto Torres
TEXTO I
NO MUNDO DOS SINAIS
Sob o
sol de fogo, os mandacarus se seguem, cheios de espinhos... Mulungus e aroeiras
expõem seus galhos queimados e retorcidos, sem folhas, sem flores, sem frutos.
Sinais
de seca brava, terrível!
Clareia
o dia. O boiadeiro toca o berrante, chamando os companheiros e o gado.
Toque
de saída. Toque de estrada.
Lá
vão eles, deixando no estradão as marcas de sua passagem.
[TV
Cultura - Jornal do Telecurso]
TEXTO II
A TRISTE PARTIDA
Setembro passou, com oitubro e novembro
Já tamo em dezembro.
Meu Deus, que é de nós?
Assim fala o pobre do seco Nordeste,
Com medo da peste,
Da fome ferroz.
[...]
Sem chuva na terra descamba janero,
Depois, feverero,
E o mermo verão.
Entonce o rocero, pensando consigo,
Diz: isso é castigo!
Não chove mais não!
Apela pra maço, que é o mês preferido
Do Santo querido,
Senhô São José.
Mas nada de chuva! tá tudo sem jeito,
Lhe foge do peito
O resto da fé.
Agora pensando segue otra tria,
Chamando a famia
Começa a dizê:
Eu vendo meu burro, meu jegue e o cavalo,
Nós vamo a São Palo
Vivê ou morrê.
[...]
Nós vamo a São Palo, que a coisa tá feia;
Por terras aleia
Nós vamos vagá.
Se o nosso destino não fô tão mesquinho,
Pro mermo cantinho
Nós torna a vortá.
[...]
[Patativa do Assaré. Cante lá que eu canto cá, Vozes.]
[Patativa do Assaré. Cante lá que eu canto cá, Vozes.]
TEXTO III
FUGA
A
vida na fazenda se tornara difícil.
No
céu azul, as últimas arribações tinham desaparecido. Pouco a pouco, os bichos
se finavam, devorados pelo carrapato. E Fabiano resistia, pedindo a Deus um
milagre.
Mas
quando a fazenda se despovoou, viu que tudo estava perdido, combinou a viagem
com a mulher, matou o bezerro morrinhento que possuíam, salgou a carne,
largou-se com a família, sem se despedir do amo.
Desceram
a ladeira, atravessaram o rio seco, tomaram rumo para o sul. Com a fresca da
madrugada, andaram bastante, em silêncio, quatro sombras no caminho estreito
coberto de seixos miúdos, (...) Caminharam bem três léguas antes que a barra do
nascente aparecesse.
Fizeram
alto. E Fabiano depôs no chão parte da carga, olhou o céu, as mãos em pala na
testa. Arrastara-se até ali na incerteza de que aquilo fosse realmente mudança.
(...) Podia continuar a viver num cemitério? Nada o prendia àquela terra dura,
acharia um lugar menos seco para enterrar-se.
[Graciliano
Ramos. Vidas secas, Martins.]
VOCABULÁRIO:
Arribação: ave parecida com o pombo, que migra em bandos de uma
região para outra.
Finavam: acabavam, morriam.
Morrinhentos: enfraquecido.
Amo: senhor, patrão.
Barra do nascente: clarão do nascer do sol.
Depôs: colocou.
Em pala: em aba.
2. Qual a diferença entre língua e fala?
3. Qual é o tema principal dos três textos?
4. Cada texto apresenta um estilo próprio. Qual deles lhe agradou mais?
5. Qual dos textos lhe deixou maior impressão sobre a seca?
6. Procure produzir um texto com algum destes títulos: (20 linhas)
a. Fala-se muito, entende-se pouco.
b. Comunicação e descomunicação.
c. Comunicação visual.
d. Comunicação pelo silêncio.
7. A partir da leitura do texto a seguir, produza um texto sobre: "O lugar do computador na comunicação." (20 linhas)
Voar, surfar, ou navegar pelos fios dos computadores já não é mais cena de filmes de ficção: é real e está cada vez mais próximo de você via Internet, rede que ganhará quatro novos usuários para cada bebê que nascer este ano no planeta.
[O Estado de S. Paulo, Estadinho - 6/5/98]
domingo, 6 de novembro de 2011
AS REDES SOCIAIS CONTEMPORÂNEAS
As redes sociais, no Brasil, surgem muito mais como uma necessidade de comunicação entre os jovens que, cada vez mais, estão incorporando aquele individualismo moderno cujo recuo social torna-se meio de sobrevivência, e no qual este indivíduo consegue resgatar sua identidade sem se perder no turbilhão da cidade, em meio à multidão. Dessa forma, é possível expor suas particularidades, necessidades, e mesmo seu descontentamento diante da vida. É bom lembrar que esse “mito da caverna” chamado Internet não contempla mais uma juventude que já nasceu com essas ferramentas disponíveis; se, antes, com advento da “www”[1] os jovens, num mar de curiosidades e descobertas, ainda tinham a oportunidade e possibilidade de serem anônimos e libertos de certas “amarras sociais”; hoje, esse meio de comunicação ocupa o velho procedimento comum às sociedades de um modo geral: relatar acontecimentos diversos, além de uma necessidade mais contemporânea: ser visível numa camada estratosférica.
Assim, as redes sociais passam a ter um poder na vida de cada indivíduo em qualquer fase da vida: aos juvenis, serve de espelho para divulgar sua “personalidade”, suas preferências, e como armamento pesado aos insultos e agressões, os tão banalizados “bullyings”; aos mais “adultos”, funciona como uma espécie de portfólio cujas informações são mais que porta-de-entrada para galanteios e elogios, são verdadeiros convites ao “adquira-me e levarás um excelente produto”.
Mas nem só de exposição pessoal vivem as redes sociais. Elas estão cada vez mais sendo usadas como veículos de informação; nesse sentido, a divulgação de informações que já era veloz, tornou-se vertiginosa. Nada mais escapa aos olhos da sociedade. É a privacidade cada vez mais perdendo espaço para a necessidade de se saber o que acontece com o mundo, com as pessoas, nada escapa. Tudo vira notícia interessante, até mesmo o “bom dia, acabei de tomar meu café da manhã” tão divulgado nos microblogs.
Chegamos à necessidade fatal e culminante de estar informado sobre tudo e todos, e para que possamos sair intactos, ou menos deteriorados, valem as velhas dicas: filtrar conteúdos, relacionamentos, dados e exposições. É o “doce veneno” do qual não podemos mais nos desvencilhar. Em tempos de evidência, o anonimato é uma masmorra, e as redes sociais são a chave para abrir ou fechar essa prisão.
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