segunda-feira, 9 de maio de 2011

Trabalho sobre o filme "Vidas secas" - 3º Ano [Médio]


Colégio Santana Lima
Trabalho de Língua Portuguesa, Literatura & Redação – 2º Bimestre
Aluno (a):____________________________________________________________________________________________________

Prof. Max Jefferson            3º Ano [Médio]                         Data:______/______/____________

Vidas Secas, o filme

Vidas Secas é história de uma família de retirantes, Fabiano, Sinha Vitória, o menino mais velho, o menino mais novo e a cachorra Baleia, que, pressionados pela seca, atravessam o sertão em busca de meios de sobrevivência. Adaptação duplamente fiel ao livro de Graciliano Ramos, fiel à história e fiel à maneira de contar a história, o filme de Nelson Pereira dos Santos traduz o estilo do escritor sobretudo na composição da imagem e no tom da fotografia, intencionalmente super exposta, feita quase só de branco, de uma luz que agride como o sol do sertão. Muitas vezes premiado em festivais internacionais (entre eles prêmio do OCIC e prêmio dos Cinemas de Arte em Cannes, 1964; melhor filme na Resenha de Cinema de Gênova, 1965), Vidas Secas tem Atila Iório no papel de Fabiano, Maria Ribeiro como Sinhá Vitória, Orlando Macedo como o Soldado Amarelo e Jofre Soares como o fazendeiro. Ainda no elenco, os meninos Gilvan e Genivaldo e a cachorra Baleia.

Vidas Secas
Drama
103 min.
Brasil
1963
Direção: Nelson Pereira dos Santos
Adaptação da obra homônima de Graciliano Ramos.


- Baseie-se nesta resenha (resumo) e faça uma, com suas palavras, sobre as passagens mais importantes do filme. Evite repetir frases do texto acima.
§  Cinco parágrafos [Introdução (1) / Desenvolvimento (3) / Conclusão (1)]
§  Cada paragrafo deve conter um mínimo de 4 linhas e um máximo de 6 linhas (escreva o mais legível possível – podendo ser digitada)
§  Sua redação deve ter no mínimo 20 linhas e, no máximo, 30 linhas.
§  Este trabalho vale até dois pontos e será parte da sua nota mensal do 2º Bimestre.
§  Grampear e anexar seu texto a esta folha quando for entregar.

sábado, 7 de maio de 2011

Livro - Português: Linguagens - Volume Único - Conforme a Nova Ortografia


O objetivo desta segunda edição é tornar a obra ainda mais adequada às necessidades do estudante de hoje. Por isso, amplia conteúdo de gramática, inclui outros gêneros do discurso, como o seminário, atualiza textos com temas do momento, e estabelece novas relações entre a produção literária do passado e a realidade cultural de hoje: o cinema, o teatro, a televisão, as artes plásticas, a música popular nacional ou estrangeira, os movimentos alternativos os modismos, etc. Além disso, em cada unidade, há habilidades de leitura do aluno e de estabelecer relações e cruzamentos com a literatura.
Título
Português: Linguagens - Volume Único - Conforme a Nova Ortografia
ISBN
9788535711738
Páginas
559
Edição
3
Tipo de capa
BROCHURA
Editora
Atual Editora
Ano
2009
Assunto
Didáticos E Educação
Idioma
Português

Unidades do Livro para Fotocopiar [1º Ano - Médio]

UNIDADE I
A comunicação: a literatura da Idade Média ao Quinhentismo

Capítulo I
·         Língua: uso e reflexão
·         Linguagem, comunicação e interação
Capítulo II
·         Literatura
·         Introdução à literatura
Capítulo III
·         Produção de texto
·         Introdução aos gêneros do discurso
Capítulo IV
·         Produção de texto
·         O poema
Capítulo V
·         Literatura
·         As origens das literaturas portuguesa e brasileira

Capítulo VI
·         Produção de texto
·         O texto teatral

Capítulo VII
·         Literatura
O Quinhentismo no Brasil

UNIDADE II
História social do Barroco

Capítulo VIII
·         Literatura
·         Barroco: a arte da indisciplina

Capítulo IX
·         Produção de texto
·         O relato pessoal

Capítulo X
·         Língua: uso e reflexão
·         Texto e discurso
·         Intertexto e interdiscurso

Capítulo XI
·         Literatura
·         O Barroco em Portugal e no Brasil

Capítulo XII
·         Produção de texto
·         O debate regrado público

Capítulo XIII
·         Interpretação de textos
·         As competências avaliadas pelo Enem

UNIDADE III
História social do Arcadismo

Capítulo XIV
·         Literatura
·         O Arcadismo

Capítulo XV
·         Literatura
·         O Arcadismo em Portugal e no Brasil

Capítulo XVI
·         Produção de texto
·         Artigo de opinião

Capítulo XVII
·         Língua: uso e reflexão
·         Acentuação

Capítulo XVIII
·         Produção de texto
·         O Seminário

Intervalo:
Em dia com o Enem e o vestibular

UNIDADE IV
A história social do Romantismo

Capítulo XIX
·         Literatura
·         Romantismo: a arte da burguesia
Capítulo XX
·         Literatura
·         O Romantismo em Portugal
Capítulo XXI
·         Produção de texto
·         A notícia
Capítulo XXII
·         Língua: uso e reflexão
·         Introdução à Semântica
Capítulo XXIII
·         Literatura
·         O Romantismo no Brasil – A poesia
Capítulo XXIV
·         Produção de texto
·         A entrevista
Capítulo XXV
·         Língua: uso e reflexão
·         Estrutura e formação de palavras
Capítulo XXVI
·         O Romantismo no Brasil – A prosa
Capítulo XXVII
·         As habilidades avaliadas pelo Enem

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Temas de Redação [I Bimestre - Santana Lima]

Redação – 1º Ano:
Por que o patriotismo brasileiro só se revela em época de Copa do Mundo?



Redação – 2º Ano:
Como solucionar o problema do bullying na escola ou na internet?



Redação – 3º Ano:
Votar em palhaço é uma forma válida de protestar?


Link para download dos textos/temas:

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Colégio Santana Lima - Cronograma de Estudo [I Bimestre]

Aos alunos do 3º Ano:
Aqui está a lista completa com todas as questões das páginas citadas; entretanto, é preciso estar atento às questões escolhidas e copiadas durante as aulas.

Língua Portuguesa – 3º Ano
§  Questões de vestibulares [páginas: 448-449]
1.    C
2.   D
3.    
a.    Em “havia muitas estrelas”, o verbo haver é impessoal, foi empregado no sentido de existir. Em “haviam contado muitas estrelas”, o verbo haver é auxiliar do verbo principal contar.
b.   A) Quando pequenos, haviam participado de muitos jogos. / B) No lugar onde construíram aquele conjunto residencial, havia apenas casas comerciais.
4.   D
5.   A

§  Questões de vestibulares [páginas: 438-439]
1.     
a.    Eu não sei bem a resposta/da pergunta que fazia; mas se responder não pude/à pergunta que fazia.
b.   Da pergunta: complemento nominal; à pergunta: objeto indireto.

2.   E
3.   B
4.   B
5.   A
6.   B
7.   B
8.   C

Literatura – 3º Ano
§  Questões de vestibulares [páginas: 222-223]
1.    “C” – escola parnasiana.
2.   “E” Pau-Brasil – essencial
3.   “C”
4.    
I.          Aproxima-o das características do Major Quaresma.
II.         Critica o nacionalismo ufanista.
III.        Registrou novas perspectivas da realidade brasileira.
5.   “C”

§  Questões de vestibulares [páginas: 198-199]
1.    Uso de versos brancos e livres; poesia próxima da prosa; linguagem coloquial. Quanto à temática: abordagem de aspectos nativistas, remetendo ao nacionalismo do grupo Verde-Amarelo.
2.   E
3.   B
4.   B
5.    
a.    O fragmento apresenta características modernistas, tais como o emprego do verso livre e a incorporação de aspectos do cotidiano na poesia.
b.   A morte é tema frequente na poesia de Manuel Bandeira, autor do fragmento citado. Outro poema que trata desse mesmo tema: “Consoada”.
6.   B
7.   C
8.   E
9.   E
10.  C


quarta-feira, 20 de abril de 2011

Colégio Santana Lima - Cronograma de Estudo [I Bimestre]

Alunos:
Como não tivemos aula nesse último dia (20/4/11) antes das provas, ficando, assim, algumas questões pendentes, segue, abaixo, um cronograma de questões a serem estudadas para as Avaliações Bimestrais com seus respectivos gabaritos.
1º Ano – Língua Portuguesa:
Algumas questões faltaram além do gabarito, baixem as questões a partir deste link e confiram o gabarito.


Questões de Língua Portuguesa [Gabarito]
1.    C [medrar significa crescer, desenvolver-se].
2.   E
3.   C
4.   C
5.   A
6.    
a.   Ele invocou o argumento que veio antes (anterior);
b.   Ele invocou o argumento que tinha fundamento.
7.   C
8.   Tornou-se mais intensa, aumentou, agravou.
9.   B
10. D
11.  A
12. C
13. C
14. C
15. D
16. C
Questões de Literatura [Gabarito]
1.    D
2.   E
3.   B
4.   C
5.   C