O Romantismo no Brasil (1836-1881)
CONTEXTO
HISTÓRICO-SOCIAL
O Romantismo começa no Brasil em 1836, com a
publicação de Suspiros poéticos e
saudades, de Gonçalves de Magalhães. Aparece também, nessa época, a revista
Niterói – Revista Brasiliense, com
ideias românticas, de Gonçalves de Magalhaes, Porto Alegre e Torres Homem.
Pode-se perceber a proximidade do início do Romantismo
no Brasil com a proclamação da sua independência, ocorrida em 1822. Nesse
momento de afirmação da nacionalidade, o movimento romântico brasileiro
expressou os propósitos de valorizar o passado histórico do país.
O Romantismo no Brasil estendeu-se até 1881, quando
surge O Mulato, de Aluísio Azevedo,
assinalando o predomínio das ideias realistas e naturalistas. Durante todo esse
período, conflitos e tensões caracterizaram a situação política do país. São
conhecidas as crises relacionadas com a Abdicação de D. Pedro I e as Regências,
a Sabinada (1837-1838), a Balaiada (1838-1841), a Revolução Farroupilha
(1835-1845), a Revolução Praieira, em Pernambuco (1848), a Guerra do Paraguai
(1865-1870), etc.
AS TENDÊNCIAS DO ROMANTISMO NO BRASIL
§
O indianismo e o
nacionalismo: valorização do índio, de nossa flora e fauna.
§
O regionalismo
(ou sertanismo), que aborda o nosso homem do interior, caracterizando a região
em que ele vive, com seu folclore, seus costumes.
§
O chamado mal
do século, ou byronismo, marcado pela melancolia, tristeza, sentimento
de morte, pessimismo, cansaço da vida.
§
A realidade
política e social (o abolicionismo, as lutas humanitárias, sentimentos
liberais, o poder agrário, a corrupção).
§
Os problemas
urbanos, surgidos com o relacionamento indústria-operário.
ROMANTISMO
NA POESIA
Três
gerações de poetas sucederam-se ao longo do Romantismo no Brasil.
1ª geração – Obras de
temática religiosa e mística.
§
Gonçalves de
Magalhaes
§
Gonçalves Dias
2ª geração (ultrarromântica)
– Obras que revelam acentuado individualismo
e subjetivismo. É a poesia da dúvida,
da desilusão, do negativismo diante da vida. (Mal do século).
§
Álvares de
Azevedo
§
Casimiro de Abreu
§
Junqueira Freire
§
Fagundes Varela
3ª geração (condoreira) – A
poesia condoreira buscava palavras de sentido vasto e elevado, de imensidão e
infinito. Temas de natureza social, como o abolicionismo, inspiraram seus
autores, com destaque para Castro Alves.
FICÇÃO
A
prosa romântica foi constituída principalmente pelo romance.
a.
Romance
indianista – sobressaindo a obra de
José de Alencar.
b.
Romance urbano – ambientado na Corte do Rio de Janeiro, constitui um
registro moral e dos costumes da sociedade burguesa do Segundo Império.
§
José de Alencar
§
Joaquim Manoel de
Macedo
§
Manuel Antônio de
almeida
c.
Romance
regionalista – Retrata os costumes,
as crenças, a linguagem e a geografia das diversas regiões do país.
§
José de Alencar
§
Bernardo
Guimarães
§
Franklin Távora
§
Visconde de
Taunay
d.
Romance
histórico – Bandeirantes e
aventureiros se destacam na reconstituição imaginosa de nosso passado
histórico, como faz José de Alencar.
TEATRO
Tragédias,
dramas e comédias de costumes integram a produção teatral do período romântico,
representada por:
§
Martins Pena
§
José de Alencar
§
Gonçalves Dias
§
Gonçalves de
Magalhães
GONÇALVES
DE MAGALHÃES
Domingos
José Gonçalves de Magalhães nasceu no Rio de Janeiro, em 1811, e faleceu em
Roma, em 1882. Sua obra tem mais valor histórico que literário.
QUESTIONÁRIO
1.
Quem iniciou o Romantismo
no Brasil?
2.
Que obra é
considerada marco inicial do Romantismo no Brasil?
3.
Quando começa e
termina o Romantismo no Brasil?
4.
Qual é a escola
literária que precedeu o Romantismo? Qual a que o seguiu?
5.
Quais são as
características do Romantismo no Brasil?
6.
Cite alguns
representantes do Romantismo brasileiro na poesia.
7.
Aponte alguns na
prosa.
8.
Qual é a
importância de Gonçalves de Magalhães para o Romantismo no Brasil?
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