1.
O
texto que você vai ler é o fragmento de uma reportagem que informa ao leitor
hábitos de baleias e golfinhos.
BALEIA E GOLFINHO FICAM LIGADOS QUANDO
DORMEM
Como golfinhos e baleias dormem se
têm de subir para respirar na superfície?
Eles só
dormem na superfície da água. Há mais de uma teoria para explicar o sono desses
bichos. “A mais aceita delas diz que eles não dormem por muito tempo, mas fazem
vários pequenos cochilos, principalmente durante a noite”, conta [...]
Eduardo Secchi, da Fundação Universidade do Rio Grande do Sul. Se dormirem no
ponto, os inimigos aproveitam a distração para atacar.
Mas as
baleias não ficam totalmente paradas na superfície. Elas fazem pequenos
movimentos para se estabilizar. Isso fortalece outra teoria. Alguns
pesquisadores acreditam que os dois hemisférios do cérebro das baleias e
golfinhos funcionam independentemente: enquanto um trabalha, o outro descansa.
Assim, esses animais nunca estariam totalmente adormecidos.
Revista Superinteressante. São Paulo:
Abril de 1997.
a. Releia
o título da reportagem. Na sua opinião, ele determina com clareza o assunto que
será tratado na reportagem?
b. Abaixo
do título aparece um frase, chamada de “olho” da reportagem. Para que serve
essa frase?
2.
Considerando
que o texto foi publicado em uma revista e tem como objetivo informar ao leitor
como golfinhos e baleiam dormem, responda:
a. Que
substantivos próprios são empregados no texto? A que(m) eles se referem?
b. Levando
em conta o tipo de texto e as informações nele contidas, por que essas
referências são importantes para o leitor?
3.
Observe
os verbos destacados no texto.
a. Identifique
o sujeito correspondente a cada um dos verbos e escreva-os, classificando-os.
b. A
que classe gramatical pertence o núcleo de cada sujeito do item anterior?
Determine a classificação dessas palavras.
4.
Do
primeiro parágrafo foram retirados os substantivos: SONO, COCHILOS, DISTRAÇÃO.
a. Esses
substantivos podem ser classificados como concretos ou abstratos?
b. O
que é preciso observar a respeito dessas palavras para fazer essa
classificação?
5.
Escreva
um substantivo derivado dos substantivos abaixo.
BICHO: INIMIGOS:
Agora,
responda. Como se chamam os substantivos dos quais eles se originam?
6.
Como
o substantivo BICHO, também formamos BICHO-CARPINTEIRO, BICHO-DA-SEDA,
BICHO-DE-PÉ, BICHO-PAPÃO.
a. Qual
dessas palavras você não conhece? Procure no dicionário o significado da(s)
palavra(s) que você não sabe o que é e escreva-o.
b. Após
saber o que significam responda: essas palavras pertencem à classe dos
substantivos? Por quê?
c. Como
podem ser classificados?
7.
Agora,
escreva:
O NOME DA
SUA ESCOLA:
O NOME DA
SUA CIDADE:
O NOME DO
SEU PROFESSOR:
a. Como
são classificados os substantivos que dão nome a esses seres e como podem ser identificados
na linguagem escrita?
b. E
na linguagem oral, como podemos reconhecer um substantivo próprio?
amei o texto
ResponderExcluirele fala com tanta cumplicidade q impressiona