sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Inglês: 1º Ano "D" - Noturno [Alberto Torres]


To save money
Tourists  love  to  buy souvenirs  everywhere  they  go.
Things  are  very  expensive  today.
 It's  very  difficult  to  get money but. ..  it's  very  easy  to  spend it.
 We  must  save  money  and  buy  only what is  necessary.

PREPOSITIONS
To: para  (indica  movimento  para  algum  lugar).
He  is  going  to  the  shop.
(ELe  está  indo  para  a  loja).

From: de,  desde  (indica  movimento  de  algum  lugar  para  outro  e  origem).
He  is  coming  from  the  shop.  Perfume  from  Paris.
(ELe  está  vindo  da  loja).  (Perfume  de  Paris).

Inglês: 3º Ano - Noturno [Alberto Torres]


With friends

Yesterday  Bob  took Jane  to  a  party.  When  they
arrived at the party Bob left Jane with some friends
and  went out for  a few  minutes.
When he carne back he didn't see her any more.
-    Where is  Jane?,  he asked one of his friends.
-    Let me  see... 1 can't see her...  Look!  She is
there.  At  the  comer.
-    Who is  dancing  with  her?
-    l1's  Jeff,  my  friend.
-    Stay here.  1 will  meet them.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Trabalho: 1º Ano - Alberto Torres



TEXTO I
NO MUNDO DOS SINAIS
Sob o sol de fogo, os mandacarus se seguem, cheios de espinhos... Mulungus e aroeiras expõem seus galhos queimados e retorcidos, sem folhas, sem flores, sem frutos.
Sinais de seca brava, terrível!
Clareia o dia. O boiadeiro toca o berrante, chamando os companheiros e o gado.
Toque de saída. Toque de estrada.
Lá vão eles, deixando no estradão as marcas de sua passagem.
[TV Cultura - Jornal do Telecurso]


TEXTO II
A TRISTE PARTIDA
Setembro passou, com oitubro e novembro
Já tamo em dezembro.
Meu Deus, que é de nós?
Assim fala o pobre do seco Nordeste,
Com medo da peste,
Da fome ferroz.

[...]

Sem chuva na terra descamba janero,
Depois, feverero,
E o mermo verão.
Entonce o rocero, pensando consigo,
Diz: isso é castigo!
Não chove mais não!

Apela pra maço, que é o mês preferido
Do Santo querido,
Senhô São José.

Mas nada de chuva! tá tudo sem jeito,
Lhe foge do peito
O resto da fé.
Agora pensando segue otra tria,
Chamando a famia
Começa a dizê:
Eu vendo meu burro, meu jegue e o cavalo,
Nós vamo a São Palo
Vivê ou morrê.

[...]

Nós vamo a São Palo, que a coisa tá feia;
Por terras aleia
Nós vamos vagá.
Se o nosso destino não fô tão mesquinho,
Pro mermo cantinho
Nós torna a vortá.

[...]
[Patativa do Assaré. Cante lá que eu canto cá, Vozes.]

TEXTO III
FUGA
A vida na fazenda se tornara difícil.
No céu azul, as últimas arribações tinham desaparecido. Pouco a pouco, os bichos se finavam, devorados pelo carrapato. E Fabiano resistia, pedindo a Deus um milagre.
Mas quando a fazenda se despovoou, viu que tudo estava perdido, combinou a viagem com a mulher, matou o bezerro morrinhento que possuíam, salgou a carne, largou-se com a família, sem se despedir do amo.
Desceram a ladeira, atravessaram o rio seco, tomaram rumo para o sul. Com a fresca da madrugada, andaram bastante, em silêncio, quatro sombras no caminho estreito coberto de seixos miúdos, (...) Caminharam bem três léguas antes que a barra do nascente aparecesse.
Fizeram alto. E Fabiano depôs no chão parte da carga, olhou o céu, as mãos em pala na testa. Arrastara-se até ali na incerteza de que aquilo fosse realmente mudança. (...) Podia continuar a viver num cemitério? Nada o prendia àquela terra dura, acharia um lugar menos seco para enterrar-se.
[Graciliano Ramos. Vidas secas, Martins.]

VOCABULÁRIO:
Arribação: ave parecida com o pombo, que migra em bandos de uma região para outra.
Finavam: acabavam, morriam.
Morrinhentos: enfraquecido.
Amo: senhor, patrão.
Barra do nascente: clarão do nascer do sol.
Depôs: colocou.
Em pala: em aba.

1. Além da linguagem verbal, que outros meios o ser humano pode utilizar para comunicar suas ideias e sentimentos?

2. Qual a diferença entre língua e fala?

3. Qual é o tema principal dos três textos?

4. Cada texto apresenta um estilo próprio. Qual deles lhe agradou mais?

5. Qual dos textos lhe deixou maior impressão sobre a seca?

6. Procure produzir um texto com algum destes títulos: (20 linhas)
a. Fala-se muito, entende-se pouco.
b. Comunicação e descomunicação.
c. Comunicação visual.
d. Comunicação pelo silêncio.

7. A partir da leitura do texto a seguir, produza um texto sobre: "O lugar do computador na comunicação." (20 linhas)

Voar, surfar, ou navegar pelos fios dos computadores já não é mais cena de filmes de ficção: é real e está cada vez mais próximo de você via Internet, rede que ganhará quatro novos usuários para cada bebê que nascer este ano no planeta.
[O Estado de S. Paulo, Estadinho - 6/5/98]